terça-feira, 7 de agosto de 2007

Livre manifestação do pensamento, moderação de postagens e anonimato.

No blog de um amigo meu, fiz um comentário que agora copio e colo abaixo.
Meras divagações a respeito de um assunto que já foi comentado aqui.
O comentário foi pensado quando acessei a página Lobo frontal - ler, refletir, escrever e agir!, o título da postagem do autor é: Comentários anônimos liberados.
Parabéns ao professor, mestre e futuro Doutor "António" Torquilho Praxedes pelos artigos em seu blog. De fato, merece o título que o designa.

Aí vai:

"Curiosa essa decisão de alguns mantenedores de páginas da internet (na qual me incluo), em "liberar" comentários apostos por anônimos.
É bem provável que o fruto na nossa livre manifestação do pensamento não esteja sendo hospedado em território nacional, o "Lobo frontal", por exemplo, é gerado em terras d´além mar.Observando por essa linha de raciocínio, a questão territorial nos compele a utilizar da Constituição brasileira, seja nas relações pública, ou entre particulares (no caso de hospedagem em território nacional, ou, quiçá, manifestação registrada em tal localidade). Assim, nosso texto constitucional assegura expressamente a liberdade de expressão, todavia, restringe essa liberdade em caso da utilização do anonimato. A restrição é óbvia. Se da mesma forma o texto constitucional assegura a reparação ao dano causado à honra e à imagem, como se poderá acionar alguém em juízo, numa ação indenizatória, se utilizou do anonimato para proferir as palavras, ou materilizar os gestos ofensivos aos editores de blogs?
Essa simples decisão dos editores em "liberar" a postagem anônima, não seria inconstitucional? Partindo do pressuposto que não se pode renunciar a direito fundamental? Ou mais, não seria, para além disso, uma renúncia indireta ao direito a reparação ao dano causado, posto que, em tese, não seria possível identificar o emissor do comentário? Ou seja, o Big Brother invade a constituição ao vigiar seus participantes, diuturnamente em seus momentos de intimidade e vida privada? No meu caso, o blog Captamente (http://www.captamente.blogspot.com/) é possível a postagem de qualquer comentário, desde que, relacionado ao tema ventilado, e que não seja ofensivo aos emissores de outros comentários, bem como ao editor.
Parabéns pela decisão!
Opa, mas, e as respostas da perguntas?"

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso se chama força de persuasão. Parabéns!

Julieta

Anônimo disse...

Oi, Jório!

Para comentar fui até o referido blog e lá pude me deparar com seu comentário e assim, com a resposta que o autor deu. Sinceramente, achei que a resposta foi plausível. ( mas, aqui o Mestre em Direito Constitucional é vc, sou apenas uma "pupila")".. será que a constituição estava preparada para a internet?" Bom, creio que não, podemos a todo momento ver falhas. E mesmo, tenho em mente que mais vale o que vc posta, os seus pensamentos, seus entendimentos.. Sua boa vonatde em dividir conoscos sua imensa sabedoria, serve mais. Qntos aos cometários anonimos, os que não forem agressivos e desrespeitosos..vale a pena! Pq não aceitá-los? Né?

Gostei desse texto e do novo blog, parabéns António" Torquilho Praxedes.

Forte e caloroso abraço!

Anônimo disse...

Minha visão acerca da discussão é fora da perspectiva constitucional.
Eu respeito, porém não concordo! Acredito que a pessoa que opta em "fazer uso de sua liberdade de expressão" sem se identificar certamente tem alguma razão para isto:timidez, manter privacidade, pouca convicção acerca de seu pensamento, medo de receber críticas e até elogios, na literatura. Grandes poetas usaram pseudônimos,até mais de um pseudônimo, como Fernando Pessoa, um de seus "personagens" era Alberto Caeiro...enfim.
Pessoalmente, esta postura está absolutamente não é da minha natureza. Eu não sou uma anônima, sou a Manoela,cidadã,tenho certidão de nascimento, RG, CPF e gosto de compartilhar minhas opiniões. Acredito que é isto que me motiva a escrever eventualmente meus pensamentos; Saber que pessoas vão ler minhas idéias. Pode soar como egocentrismo e talvez até seja...
Cada pessoa tem seu estilo e suas razões de "to be or not to be, that´s the question..." hehehehehehe
Comentários ofensivos,agressivos, devem ser banidos com ou sem identificação!!!
Beijos!!

Anônimo disse...

eita Manoela porreta. Se garantiu!!!!!!!!!!!!! como diria uma grande amiga. Eu como quase anonima concordo em tudo que ela escreveu. "timidez, manter privacidade, pouca convicção acerca de seu pensamento, medo de receber críticas e até elogios, na literatura". Isso mesmo!!!!!!!! Soh faltou dizer que eh para naum causar atrito com algumas leitoras.

Rose

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel