sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Mensalão, o STF e o Lula

Está para findar o julgamento do STF a respeito da denúncia dos mensaleiros.

Escândalo do Mensalão ou "esquema de compra de votos de parlamentares" é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo brasileiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006.
O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra "mensalidade" usada para se referir a uma suposta "mesada" paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. Segundo o deputado, o termo já era comum nos bastidores da política entre os parlamentares para designar essa prática ilegal.

O grande circo montado na arena do STF (ou melhor como diz Lúcia Hippólito - Nuremberg em Brasília) promete um julgamento célere para os 40 acusados. Que curiosos!!! Lembra até o Ali Baba e os 40 ladrões, Lula Lá e os 40 Mensaleiros!!!

Aliás, indagado se estava acompanhando o julgamento da denúncia, nosso Presidente da República Lula (lelê não vi, não ouvi, não li, não sei, jamais ouvi falar) disse que não, porque tinha muito o que fazer! Felizardos somos nós, desocupados, que temos muito tempo para acompanharmos os noticiários de nosso país, que só alardeam um dos momentos mais sérios do STF, da democracia e da ética brasileira (ética o quê mesmo?). Essa colocação infeliz novamente demonstra o despreparo do timoneiro (me acudam, não consegui descer do barco ainda).

Mas aliás, o que poderia se esperar do nosso Presidente da República Lula (lelê não vi, não ouvi, não li, não sei, jamais ouvi falar)? Se na época da denúncia, ele confirmou que não sabia de nada, estando no olho do furacão! Vai querer estar do lado dos seus comparsas nesse momento delicado? Claro que não! Quanto mais ele se afastar do "cheiro do ralo", menos irá respingar em sua imagem! Obviamente, a defesa dos acusados jamais irá passar perto de acusar o nosso Presidente da República Lula (lelê não vi, não ouvi, não li, não sei, jamais ouvi falar), mesmo porque iria deixar 06 ministros do STF com esta batata quente. Isso mesmo, em seu governo, Lula já nomeou 06, dos 11 ministros, e mais, irá nomear outro, perfazendo um total de 07, após a saída do Min. Sepúlveda Pertence. Para conhecer um pouco mais da nomeação dos Ministros do STF, basta ler a postagem que está abaixo desta.
Só para relembrar quem são os acusados:

Denunciados pela montagem do mensalão e beneficiários do esquema:
José Dirceu – apontado pelo procurador-geral como chefe da organização criminosa, foi denunciado por formação de quadrilha, denunciado quatro vezes por peculato e nove vezes por corrupção ativa.
José Genoíno
Delúbio Soares
Silvio Pereira
Marcos Valério
Rogério Tolentino
Cristiano Paz
Ramon Cardoso
Simone Vasconcelos
Kátia Rabello
José Roberto Salgado
Ayanna Tenório de Jesus
Vinícius Samarane

Denunciados pela montagem do esquema do mensalão:
Luiz Gushiken
João Paulo Cunha
Henrique Pizzolato
Geiza Dias dos Santos

Denunciados como beneficiários do esquema do mensalão:
Duda Mendonça
Zilmar Fernandes
José Janene
Pedro Corrêa
Pedro Henry
João Cláudio Genu
Enivaldo Quadrado
Breno Fischberg
Carlos Alberto Quaglia
Valdemar Costa Neto
Jacinto Lamas
Antônio Lamas
Bispo Rodrigues
Roberto Jefferson
Romeu Queiroz
Emerson Palmieri
Anderson Adauto
José Borba
Paulo Rocha
Anita Leocádia
João Magno
Professor Luizinho
José Luiz Alves

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Jório!
Muito bom esse tema ( mensalão). É um problema que nos atinge e que por pouco não fora esquecido!
Mas, a próposito, por onde anda a leitora Micheline Maylen com seus belos textos e entendimentos? Apareça!
Abraços.

Anônimo disse...

Olá!

Fiquei ausente por motivo de força maior, mas, já estou de volta.

Que chato, nem vou comentar muito, pois, fico super magoada com toda essa sujeira. Pensar nos milhares de brasieiros que depositaram suas esperanças de um Brasil melhor. E olha aí?? Silêncio!

Obrigada pelo elogio, Lauro Fontes.

Abraço.