quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Mudando de rumo, mas no mesmo caminho

Dando uma guinada na linha editorial, mas refletindo ainda meu eu, trago o que é alheio para me expressar.
Quem conhece a minha história, sabe a quem se destina os versos abaixo.


A Um Ausente (Carlos Drummond de Andrade)


Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.
Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enloqueceu, enloquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.
Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.

5 comentários:

Anônimo disse...

Jório, vc é uma criatura ímpar, de textos brilhantes, de uma amizade incomensurável, é um orgulho!
Acho que, atrevés de seus textos, demonstrando "seu eu", muita gente que leu, incluindo minha pessoa, se encontrou, achou um pouco do seu eu.. Quem não sente saudade? Quem não sofre por essa ausência que sei lá..enfim!
Brilhante esse post!

Um abraço de querbrar as costelas!

Unknown disse...

Pois é, então! Perfeito.

;)

bjim

Anônimo disse...

Amigo-irmão,
Conheço o sentimento. A saudade é uma espécie de dor... como um corte: pode até doer intensamente, no começo, mas, ao contrário da dor de um corte, conforme passa o tempo, não desaparece - fica sempre um incômodo, um desconforto.
Por isso, melhor que alimentar a saudade, é cultivar a esperança pelo reencontro.
Grande abraço e boas festas.
Com amizade fraternal,
"António".

Anônimo disse...

eu sei o q é isso

Anônimo disse...

Drummond soube como poucos falar sobre o sentimento de perda nessa poesia. Lamento a sua perda, seja física ou emocional, entretanto pra minha conforto encontrei nos braços de quem eu amo.

Valeu campeão.

Azevedo