sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Acontece na terra da Rainha também

Ora, ora meus amigos!
Após um longo e tenebroso inverno, eu voltei!!!
Não sei se pra ficar, mas é porque essa notícia realmente me causou impácto. Mais pela foto, do que pela notícia em si.
A simples narrativa faria do blog uma fonte de fofoca, mas vou aproveitar para dar uma conotação educacional-política. Quem não entender, paciência, escreva isso no SEU blog.
O fato é que duas crianças inglesas acabaram de formar uma família! Alfie Patten, de 13 anos de idade, é pai de uma garotinha, cuja mamãe Chantelle está no auge dos 15 anos.
É isso mesmo! Pelo visto, a gravidez precoce não é um fato impregnado de pobreza e analfabetismo.
As crianças afirmam não ter idéia de quanto custa a educação de um filho, apenas conjecturam ser bastante. A prória mãe confessa que é sustentada pelo pai, que vez ou outra lhe dá £10 (dez libra), o equivalente a mais ou menos R$ 50,00 (cinquenta reais).
O debate surge quando os próprios ingleses afirmam que a sexualidade e maternidade (bem como paternidade) está ocorrendo cada vez mais cedo no país.
Que fique bem claro que não defenderia a interrupção da gravidez, mas sim, que as crianças de fato conheçam métodos contraceptivos. A pergunta é: conheçam a partir de quanto???
Mais informações (em inglês) na página do períodico The Sun.

2 comentários:

Antônio T. Praxedes disse...

É, acontece, e como! A Inglaterra é o Estado-membro europeu com o maior índice de gravidez na adolescência, embora o governo faça campanhas de conscientização direcionadas principalmente aos jovens e crianças.
O fato passa pelas facilidades garantidas pelo sistema social inglês, que garante: assistência médica e parto gratuitos, medicação também gratuita, bolsa maternidade e pensão suficiente à manutenção dos recém-nascidos.
Existe hoje um amplo debate no Reino Unido pela reformulação desse sistema social, visto que o Estado vê-se diante de um crescente endividamento por gastos sociais.
Nesse sentido, diante da crise, vale repetir as palavras do Professor Canotilho, in verbis: "Só há Estado Providência enquanto há fundos sociais disponíveis", ou, em outras palavras, "Quando a fonte secar, segure-se quem puder".

SARASWATTI disse...

Hullo, Teacher,

É... parece que a fonte do Brasil já nasceu seca!!!

Ben (Zélia)